Alafiá Mundo é um encontro entre gerações da diáspora preta, nosso viés principal, é abordar sobre a grande contribuição social, cultural, econômica e política da população afrodescendente e indígena. Alafiá significa “algo que deu certo”, e discutir sobre essas pautas, utilizando os Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil, como o samba, jongo, capoeira, bumba meu boi, religiões de matrizes africanas, entre outros, nomeados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), contribuindo para um maior e melhor conhecimento das riquezas do Brasil.
Nossos encontros são incríveis porque temos a possibilidade de ouvir grandes personalidades que contribuíram de várias maneiras na construção do Mundo, e é a nossa história sendo contada a partir de quem realmente vive e conhece a cultura afro-brasileira.
Compreender que o Brasil é formado principalmente pela riqueza de sua pluralidade, nos permite vivenciar diversas perspectivas de vida, que só é possível quando utilizamos dessas diferenças para proporcionar um mundo melhor.
Sua empresa atua com a pauta da diversidade? Coloca na prática as ações e programas que estimulem a diversidade no local de trabalho?
Não basta apenas dialoga, torna-se necessário o fomento dos diversos olhares existentes em nossa sociedade.
Que tal conversarmos sobre isso através de palestras internas online ou presenciais?
Solicite seu orçamento pelo Fale conosco
Ficamos no seu aguardo.
Vamos juntes aprender e compartilhar de experiências que proporcione o bem estr da humanidade.
Mini Bio Dra. Helena Theodoro
Pedagoga, bacharel em Direito, mestre em Educação, doutora em Filosofia, pós-doutorado em História Comparada. Autora de vários livros, dentre eles: Os ibejis e o carnaval, Martinho da Vila reflexos no espelho e O livro negro dos sentidos.
Foi durante 27 anos, jurada do Estandarte de Ouro do jornal O Globo, sendo atualmente Coordenadora do grupo de pesquisas LUPA (Liga Universitária de Pesquisadores e Artistas do Carnaval do LHER/IFCS/UFRJ).
Está presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social Elas+, colunista do site Congresso em Foco na coluna Olhares Negros, produz com a atriz Jana Guinond, a programação ALAFIÁ Mundo para Brasil/EEUU.
Foi responsável pelo enredo do Acadêmicos do Salgueiro para 2022 -Resistência e autora da peça “Mãe de Santo” apresentada pelo SESC sob a direção de Luís Antônio Pilar.
Mini bio de Jana Guinond
Atriz, Pedagoga, Produtora Executiva do Encontro Internacional Alafiá Mundo, Idealizadora do Programa Usando a Língua (Portuguesa), selecionado duas vezes consecutivas no Festival Internacional de Webséries, Rio Web Fest, concorrendo a melhor série educacional, e selecionado nos Festivais Internacionais na Índia e na Itália, prêmio Ose Mimo na categoria midia e comunicação, Mestra em Patrimônio, Cultura e Sociedade( PPGPACS/ IM/UFRRJ), Integrante dos Grupos de Pesquisas: Gepcafro (UFRRJ) e Lupa Carnaval (UFRJ).
Como atriz atuou no cinema com o filme Última Parada 174 de Bruno Barreto, M8 de Jeferson De, Medida Provisória de Lázaro Ramos, na TV fez parte do elenco principal na terceira temporada da série Sobre Pressão, prêmio de melhor atriz Leo Learning( 2020)
Diretora de produção dos Documentários sobre Dolores Duran e Chiquinha Gonzaga. Atuação na Novela Vai Na Fé.